Páginas

Pesquisa

Você também poderá gostar de:

Alfavaca



Alfavaca (Ocimum basilicum )
Também conhecida como alfavaca-cheirosa, manjericão-grande, manjericão-das-cozinhas, basílico-grande. Utilizada para tratar má digestão, vômitos, náuseas, flatulência, doenças dos intestinos e rins, febre, falta de leite materno, afecções bucais (halitose), queda de cabelo, tuberculose pulmonar.
 
Propriedades medicinais:
Diurético, hipotensor, antiespasmódica, antiflatulência, antibiótica e insetcida, dificuldade na digestão,enfermidades dos intestinos, estomago e rins, carminativo, diurético, sudorífera, estimulante, antiespasmódico, empregado nas doenças do aparelho respiratório.
Bom para a tosse, para gripes e resfriados.É estimulante, carminativa, antiemética, sudorífica, e diurética.
 
Parte usada:
Folhas e sementes, por infusão.
 
Outros nomes da planta:
Remédio-de-vaqueiro, manjericão-de-folha-larga.
Externamente usa-se para gargarejos em casos de dor de garganta, angina, aftas. As folhas amassadas são boas para curar feridas. Com o chá das folhas, ou com o chá das sementes em maceração, preparam-se compressas que as mães lactantes aplicam sobre os bicos dos seios afectados.
Usada em banhos, no tratamento do reumatismo, de cálculos e cólicas renais.
Um dos poucos recursos que temos para baixar a taxa de ácido úrico.


Mais informação:
Nomes científicos:

Ocimum Basilicum, Ocimum gratíssimum
Outros nomes:
Basilicão, Manjericão, alfavaca-do-mato.

Usa-se o cozimento das folhas em banhos, emplastos e bafos, no tratamento do reumatismo, inflamação dos testículos, paralisia, pernas inchadas, cálculos e cólicas renais. Internamente, o chá em infusão para areia dos rins, tosse convulsa e irregularidade menstrual, angina, ajuda o estômago, diurético, estimulante, sudorífico. 5 g de folhas para meio litro de água fervente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...